Senado aprova projeto que institui a rota “Caminho da Luz, o Caminho do Brasil” em Minas Gerais

O local abrange oito municípios em um total de 195 quilômetros, que se inicia na cidade de Tombos até o Pico da Bandeira. A iniciativa tem como objetivo proporcionar à região uma alternativa turística, histórica, cultural, ecológica e religiosa.
11/04/2024 13h52

Brasília – Em sessão conduzida pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta quinta-feira (11), o Senado aprovou projeto de lei que institui a rota de peregrinação “Caminho da Luz, o Caminho do Brasil”, localizada no Leste do Estado de Minas Gerais. O local abrange oito municípios em um total de 195 quilômetros, que se inicia na cidade de Tombos até o Pico da Bandeira. A iniciativa tem como objetivo proporcionar à região uma alternativa turística, histórica, cultural, ecológica e religiosa.

O “Caminho da Luz, o Caminho do Brasil” é uma antiga rota de colonização e povoamento do Brasil que foi utilizada por índios, tropeiros, religiosos e aventureiros na travessia do estado do Rio de Janeiro para o Espírito Santo. Em 2001, o trajeto foi remontado pelo escritor e jornalista Albino Neves, com o apoio de membros da comunidade, gestores dos municípios que fazem parte da área, e da direção do Parque Nacional do Caparaó.

A rota possui um percurso definido, sinalizado com o apoio do Ministério da Integração Nacional, da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz – ABRALUZ e da Associação de Desenvolvimento do Pico da Bandeira – ADESPI e uma estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes pronta para bem atender os peregrinos. Abrange os municípios de Tombos, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Caparaó e Alto Caparaó, bem como os distritos de Catuné, Água Santa de Minas e Galiléia. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) relatou a matéria, que retorna à Câmara dos Deputados.

Grupo Parlamentar

O Plenário aprovou o projeto de resolução (PRS) 78/2019, que cria o grupo parlamentar Brasil-Austrália, com o intuito de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os poderes Legislativos das duas nações. As relações diplomáticas entre Brasil e Austrália foram estabelecidas em 1945. No ano seguinte foram instaladas as embaixadas da Austrália no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro; e a do Brasil em Camberra, capital australiana.

Além do intercâmbio comercial entre os países, da ordem de US$ 1,5 bilhão, entre importações e exportações em 2018, o crescente interesse de jovens brasileiros em estudar no país da Oceania são, entre outros, pontos de convergência entre Brasil e Austrália. De autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), a proposição contou com relatório favorável do senador Esperidião Amin (PP-SC). O texto segue para promulgação.