Ideia Legislativa
Solicitação obrigatória de exames de genética para verificar trombofilia em todas as mulheres antes da prescrição de anticoncepcionais.
Muitas mulheres fazem uso de métodos contraceptivos hormonais que foram prescritos pelos seus médicos ginecologistas, mas não sabem se tem trombofilia, que é um fator de risco para o desenvolvimento de trombose e suas consequências (embolia pulmonar, AVC e infarto). Os exames são necessários para que a mulher saiba se pode fazer uso de medicamentos hormonais, sendo assim um instrumento de prevenção da trombose que é a doença que mais mata no país e no mundo. Muitos casos podem ser prevenidos e muitas mortes evitadas. Atualmente muitas mulheres (adolescentes, adultas e idosas) correm riscos de desenvolver a trombose, pois fazem uso de anticoncepcionais e medicamentos para reposição hormonal e não sabem se podem realmente fazer uso destes medicamentos, pois não imaginam ser portadoras da genética (trombofilia). A utilização destes exames como forma de prevenção da trombose também evitará que muitas mulheres tenham abortos espontâneos recorrentes, que são causados pelo fator genético, prevenirá tromboses durante a gravidez e também evitará mortes decorrentes no pós parto, devido ao risco de trombose ser aumentado em partos por cesarianas (cirurgia).
Ultimamente estamos vendo inúmeros casos de trombose em mulheres no Brasil que foram ocasionados pelo uso de anticoncepcional. A realização de exames de genética para verificar se a mulher tem trombofilia, antes da prescrição de métodos contraceptivos hormonais, pode salvar muitas vítimas, pois permitirá a mulher saber se ela tem o fator de risco genético para o desenvolvimento da doença antes de fazer o uso de medicamentos que também aumentam as chances de desenvolver a doença. A trombose se não diagnosticada a tempo, pode matar! A ANVISA emitiu em dezembro/2014 um novo informe quanto aos riscos (reações adversas) graves dos anticoncepcionais e neste informe diz que o anticoncepcional é contra indicado para mulheres que possuem trombofilias. Mas como saber se ela tem trombofilia, se os exames não são solicitados pelo médico ginecologista antes da prescrição de anticoncepcionais? Os exames de genética para averiguar trombofilia são extremanente necessários para evitar que novos casos de trombose, AVCs, embolia pulmonar e infartos sejam evitados. Eles precisam ser feitos somente uma vez na vida, pois são de ordem genética, não alteram. Segue link do novo informe da ANVISA emitido, após denúncias de diversos casos de trombose que foram e estão sendo ocasionados pelos anticoncepcionais: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/ece9eb004699ae89ac84fc2e64280806/Informe+SNVS+anticoncepcional_final.pdf?MOD=AJPERES Os exames de prevenção da trombose (Verificação de trombofilia) devem ser solicitados pelos médicos ginecologistas de forma obrigatória antes da prescrição de anticoncepcionais. Portanto estes exames devem ser incorporados na praxe médica como exames de suma importância para a prevenção de doenças graves, garantindo assim o direito à vida.
579 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
29/07/2015
Ideia proposta por
SIMONE V. F. - SP

Confirma?